Consumo de água em paredes verdes e jardim vertical – irrigação de paredes verdes
Os jardins verticais da SkyGarden são uma forma eficiente de melhorar a qualidade de vida nos ambientes construídos e agregar estética. Metrópoles como São Paulo cada vez mais precisam dessa solução, e a SkyGarden adaptou a tecnologia japonesa Masaki ENVEC para manter a vegetação vigorosa e saudável com mínimo uso da água.
Através do sistema de irrigação por microgotejamento automatizado SkyGarden, o consumo de água semanal em uma parede verde de meia sombra com 10 m² é de apenas 16 litros, o que equivale a somente 1 minuto de banho em chuveiro elétrico.
Em paredes verdes é importante a entrada de água “nova” no sistema, que pode vir de fontes alternativas, mas deve ser evitada a recirculação das águas recolhidas das plantas da própria parede verde, porque além do acúmulo e excesso de sais do adubo que podem queimar as plantas, ocorre a possibilidade de infestação de patógenos (doenças) como bactérias, fungos e vírus, que também podem causar a perda maciça da vegetação.
Outra estratégia diferenciada da SkyGarden é a sua forte linha de pesquisa com vegetação nativa regional e biodiversidade, que além de equilibrar o meio ambiente, permite a aplicação de plantas plenamente adaptadas com as condições de clima/chuvas do local e consequentemente menor consumo de água e manutenção.