Dúvidas e Respostas sobre Telhados Verdes

1. Como funciona o sistema SKYGARDEN?

A chave da tecnologia é o substrato SkyGarden. Sua avançada composição orgânica viabiliza uma vegetação vigorosa e muito durável em apenas alguns centímetros de espessura, e reproduz o desempenho alcançado somente em “terra firme” com metros de profundidade de solo convencional. Tudo isso aliado à leveza, limpeza, fertilidade, maciez e principalmente muita durabilidade - o nosso substrato decompõe somente 1% ao ano, enquanto convencionais decompõem até 40% no primeiro ano. Assim, é possível você ter um gramado com apenas 4 cm de espessura e 40 kg por m² resistente ao uso cotidiano não só no curto, mas também no médio e longo prazo.
 

2. Qual a diferença com outros sistemas de telhados verdes?

Nosso produto não utiliza módulos plásticos ou de outros materiais sintéticos (derivados de petróleo), sendo quase totalmente orgânico (substrato + vegetação), assim, além de não produzir futuros resíduos, termenor pegada ecológica, também aumenta a capacidade de diminuição de temperatura da laje, chegando a até -18 °C. Frente a isso, SkyGarden pode ser considerado o sistema mais sustentável de telhados verdes do Brasil.
Outra diferença é a garantia de dois anos quando instalado por nossa equipe. Isso só é possível porque a tecnologia SkyGarden dura tranquilamente mais de 15 anos e ainda permite o uso como um jardim convencional.
 

3. O sistema SkyGarden reserva água como outros sistemas do mercado?

Sim, só que água fica retida no próprio substrato e não em recipientes plásticos. Isso só é possível devido as propriedades físicas do substrato SkyGarden. Na espessura de 10 cm, o nosso sistema retém até 40 litros por m², economizando na irrigação e ficando disponível para as plantas por um bom tempo. O peso especificado por m² de SkyGarden disponível nesse site já contempla esse reservatório saturado.
 

4. Se a tecnologia é o substrato, para que serve aquela manta que vai embaixo entre o substrato SkyGarden e a laje?

Essa manta tem como função auxiliar a drenagem, faz o papel da areia, brita em jardins tradicionais. Sua composição é um emaranhado de plástico PET com uma manta geotêxtil não-tecida por cima (bidim) sendo facilmente encontrada em lojas de materiais de construção como manta drenante / geodrenante / geocomposto drenante. Existem diversos fabricantes no Brasil e a ENVEC fornece caso o cliente deseje. É muito leve e ajuda a formar um "tapete" mais resistente ao transporte com a vegetação no SkyGarden.
 

5. E a vegetação, precisa ser especial?

Não, pode ser adquirida em qualquer lugar, e ser plantada com o solo do torrão original sem problemas. E não há restrição de espécie.
 

6. Eu posso pisar no gramado e meus filhos podem brincar na cobertura gramada e jardim elevado SKYGARDEN sem prejudicá-la com o tempo?

Sim, por muitos anos, como se estivessem em um quintal na fazenda. A nossa tecnologia suporta pisoteio e atividades normais sobre a vegetação com ótima durabilidade graças à qualidade do substrato. Uma nova área de lazer e bem-estar é adicionada à sua construção em um local antes não usado. Você ganha área útil e ainda agrega valor ao imóvel.
 

7. Posso usar o substrato premium SkyGarden em vasos, floreiras e jardins convencionais?

Sim, suas propriedades como fertilidade, durabilidade e leveza aumentam o vigor de suas plantas e diminuem a manutenção. No Japão esse substrato é chamado de "solo dos sonhos" devido aos seus resultados. Como o substrato premium SkyGarden dura muitos anos e até décadas, suas plantas podem alcançar o máximo do desempenho sem trocas, reposições e reformas.
 

8. Porque o sistema SkyGarden é o mais sustentável?

Devido a grande durabilidade e o não uso de estruturas plásticas ou cimentícias, não precisa ser constantemente reposto e ter acréscimos, minimizando o uso de novos recursos e energia para reciclegem de materiais empregados. Ele também é o único já testado para o uso da vegetação nativa local em seu sistema, proporcionando a recriação de elementos da biodiversidade original e o reequilibrio ecologico urbano com o retorno das funções biológicas através da avifauna e consequente melhora na qualidade de vida da população. Assim, edifícios intitulados prédios verdes (Green Building) podem realmente ser chamados assim, pois "transportaram" a vegetação destruída pela construção/urbanização para cima do prédio.
Outro fator é a possibilidade de usar plantas maiores como arbustos e árvores, que por terem mais biomassa desempenham maiores serviços ambientais que forrações.
 

9. E se eu quiser usar plantas suculentas, comuns em outros sistemas?

Pode usar tranquilamente. Entretanto não indicamos devido a esse tipo de vegetação ter uma fotossíntese diferente (tipo CAM) e não umidificar o ar e reciclá-lo adequadamente como plantas de fotossíntes normal. As suculentas não trazem serviços ambientais locais e globais como outros tipos de vegetação, são plantas estrangeiras originárias de desertos.
 

10. Quais os benefícios que o SKYGARDEN pode trazer para o planeta e minha comunidade?

Diversos, tanto localmente quanto globalmente. O SKYGARDEN traz serviços ambientais importante em cidades, como a umidificação do ar, retenção de poeira e fuligem, diminuição do fenômeno “ilha de calor”, amenização da poluição sonora, filtragem do ar, retenção da água das chuvas evitando enchentes, estética e bem-estar. Também economiza energia com o não condicionamento de ar e permite o reuso da água da chuva.
 

11. O substrato SKYGARDEN faz sujeira?

Não, diferente da terra vegetal convencional, ele não forma “barro” e não adere em superfícies, sendo facilmente removível com água.
 

12. O substrato premium SKYGARDEN é carregado pela água?

Não quando enraizado constituindo um jardim / horta. Ele forma um agregado que impede movimento de partículas em direção a drenagem o ralo.
 

13. O substrato premium SKYGARDEN tem cheiro e atrai insetos?

Não, ele é inodoro, orgânico, atóxico e não atrai insetos. É como uma terra convencional saudável nesses aspectos.
 

14. Se quiser plantar uma árvore é possível? Frutífera também?

Sim, basta para isso aumentarmos a espessura do SKYGARDEN. A partir de 30 cm, frutíferas como jabuticabeiras são viáveis.
 

15. Posso cultivar uma horta no SKYGARDEN?

Sim, inclusive na ENVEC Japão esse é um dos usos mais requisitados. Com espessuras variando de 7 a 15 cm, podem ser cultivadas berinjelas, pimentões, arroz, alface, melancias, feijão e muitos outros legumes e hortaliças orgânicas. Basta ter o mesmo cuidado com uma horta no sítio. O resto é com o substrato SKYGARDEN.
 

16. E temperos?

Também podem ser cultivados com sucesso. No Japão muitos restaurantes tem um SKYGARDEN no meio do salão ou em seu teto com temperos orgânicos para usar.
 

17. Como é a estrutura de um telhado verde e jardim elevado SKYGARDEN ENVEC?

Compõem-se de uma manta convencional drenante de 0,5 cm de espessura sobre a laje e o substrato premium SKYGARDEN por cima na espessura desejada com a vegetação escolhida.
Não usa módulos/caixas plásticas e cimentíciasde qualquer tipo, drenagens com reservatórios modulares, grades e vasos de material orgânico.
 

18. Qual tipo de impermeabilização precisa ter para instalar um SKYGARDEN sobre a laje?

Basta a laje estar impermeabilizada para água da chuva, de forma convencional. Uma leve inclinação (2 a 5%) em direção a drenagem também é indicada. O sistema SkyGarden foi desenvolvido para construções pré-existentes (retrofit), assim ele se adapta a obra.
 

19. Um telhado verde não vai prejudicar minha impermeabilização?

Não, ao contrário, ele ajuda a preservar a durabilidade da impermeabilização, porque evita as oscilações diárias de temperatura que levam a fadiga do material e sua ruptura para a passagem de água, Testes no Japão mostraram um aumento de até 120% na durabilidade da impermeabilização com o uso de SkyGarden.
 

20. Quanto pesa o solo especial do SKYGARDEN ENVEC?

O peso por m² do nosso solo com 04 cm de espessura em condições extremas de saturação de água (chuva constante de mais de 4 dias) e gramado enraizado é de 40 kg.
 

21. O telhado verde SkyGarden atende a certificação LEED USGBC?

Sim, e permite ganho de pontos na obra. Também atende o AQUA e QUALIVERDE.
 

22. Quais obras preciso fazer para adaptar minha construção ao SKYGARDEN ENVEC?

Mínimas. Em volta dos ralos, uma caixa de drenagem simples para evitar raízes, mas podemos também fornecer o sistema pronto em metal galvanizado.
 

23. Quanto de temperatura pode ser diminuído com um SKYGARDEN em meu teto?

Testes mostram uma redução de até 18°C, evitando o uso de ar condicionado, com conseqüente economia de energia e benefícios para o planeta e a cidade, evitando as “ilhas de calor” urbanas.
 

24. O substrato premium SKYGARDEN ENVEC retém água?

Sim, na medida certa para se comportar como um solo profundo em “terra firme”, fornecendo umidade adequada à vegetação, mas não ficando encharcado. Retenção de água média de 40 litros por m².
 

25. Qual a diferença entre a tecnologia SKYGARDEN ENVEC e um jardim sobre laje convencional?

Principalmente a leveza, fertilidade e durabilidade. Para comparar, um gramado:
 
                         SKYGARDEN ENVEC                 CONVENCIONAL (terra)
 
Espessura                mínima 4 cm                        30 cm (ABNT)
Peso do solo               40 kg                                   600 kg
Compactação           insignificante                             intensa
Aeração                       ampla                                  miníma
Uso de brita                   não                                       sim
Reposição de solo           não                                      anual
 
 

26. Que tipo de vegetação é aconselhável para maior efeito estético e térmico do projeto?

Depende do seu gosto. Recomendamos para um maior efeito estético aliado ao máximo conforto térmico dos cômodos abaixo da laje, forrações densas como gramados (Ex. gramas – esmeralda, são carlos, coreana e outras), o que permite pisoteio e incorporação da área como local de lazer para você. Mas também podem ser usadas forrações como grama-amendoim e lantana, arbustos como clúsias e alamandas, enfim, muitas opções.
 

27. Como é a irrigação do SKYGARDEN?

Nesse quesito, o sistema funciona como um jardim convencional em “terra firme”, mas retendo mais água. A periodicidade de regas depende das espécies de plantas usadas no paisagismo e o clima local.
 

28. Qual a durabilidade do SKYGARDEN?

O substrato SKYGARDEN apresenta composição orgânica e é muito resistente as intempéries e decomposição, permanecendo estável ao longo do tempo (taxa de decomposição - 1% ao ano) assim, o jardim pode alcançar seu desempenho máximo sem precisar de trocas de componentes e acréscimos, economizando dinheiro, recursos e sua paciência. No Japão, existem centenas de SKYGARDENS instalados há mais de 10 anos e funcionando perfeitamente.
 

29. Quanto tempo de garantia?

A garantia contra eventuais defeitos de instalação é de dois anos, desde que a manutenção correta tenha sido realizada.
 

30. Como se faz a manutenção correta de um SKYGARDEN?

Com cuidados convencionais, como em um jardim na “terra firme” bem-cuidado. Irrigar, adubar e aplicar defensivos conforme recomendação de nossos técnicos e não misturar elementos não indicados ao substrato SKYGARDEN ENVEC.
 

31. Se tiver no futuro um problema com a laje ou quiser inspecioná-la, preciso destruir o SKYGARDEN como em um sistema tradicional?

Não. Um dos maiores benefícios do SKYGARDEN é justamente esse. Com pouco tempo, a vegetação se enraíza e forma como um “tapete”, que por ser leve, macio e flexível, pode ser enrolado e afastado para a visualização da laje. Isso também permite a versatilidade de mudar o SKYGARDEN ENVEC para qualquer outro local desejado. Caso você mude de residência, o seu SkyGarden muda com você.
 

32. Se eu mudar de imóvel, o que faço com o meu SKYGARDEN?

Por ser extremamente versátil, a tecnologia permite que você corte secções do jardim transportáveis e enrole o “tapete” formado pela vegetação e solo especial, desenrolando no novo endereço sobre a lona. Em menos de um mês, a grama/vegetação “cicatriza” o corte e volta ao normal.
 

33. O sistema SkyGarden empoça água sobre a laje impermeabilizada?

Não. As águas das chuvas e irrigação ficam retidas no solo ENVEC na quantidade suficiente para hidratar a vegetação, e o excedente é encaminhado ao dreno podendo ser reutilizado, assim, não ocorre pressão contínua de água sobre a impermeabilização da laje, o que aumenta sua vida útil.
 

34. Qual o segredo do solo para a pouca espessura e peso do SkyGarden?

A tecnologia desenvolvida em 10 anos de pesquisas pela ENVEC Japão junto à diversas universidades japonesas e premiada pela ONU em 2001 possibilitou um substrato orgânico de excelência, a partir de uma série de materiais de alta qualidade, proporcionando fertilidade, leveza e durabilidade.
 

35. E a diferença entre um substrato comum e o da SkyGarden?

Principalmente a fertilidade e durabilidade. Em substratos comuns para telhados verdes, consegue-se um efeito na vegetação aparentemente saudável no curto prazo, porém após pouco tempo ele se inviabiliza e não se consegue manter a vegetação com qualidade, ainda mais se houver pisoteio e uso sobre ele, pois o substrato convencional das outras tecnologias se decompõe rapidamente nas condições extremas de insolação, ressecamento e umidade de uma cobertura/telhado.
 

36. Posso aplicar o SkyGarden ENVEC sobre telhados com telhas de fibrocimento, amianto, cerâmica (francesa, romana, colonial) com inclinação?

Pode, desde que se use retenções a determinadas distâncias conforme projeto. Entretanto, você perderá umas das principais vantagens: o uso do local como mais uma área de lazer e bem-estar para sua família, seja para paisagismo, cultivo de alimentos, árvores ou um simples gramado.
 

37. Qual a espessura mínima para ter um gramado no Skygarden ENVEC?

A partir de apenas 4cm e 40 kg/m² saturado e vegetado com gramado. Nessa espessura permite-se pisoteio de manutenção.
 

38. Os alimentos cultivados podem ser consumidos?

Sem problema algum. A composição do substrato premium SkyGarden ENVEC é orgânica e aprovado por rigorosa legislação japonesa.
 

SkyGarden Envec Paisagismo Sustentável - Copyright © 2015 Todos Direitos Reservados